• Julian Berman

Como Descobrir Se Tenho o Perfil Empreendedor?

Empreender pode parecer um mundo fascinante olhado de fora. E é. Mas também é um mundo de muitos - MUITOS! - desafios. E para se arriscar a abrir o seu próprio negócio é preciso estar consciente disso. Algumas pessoas me perguntam sobre como descobrir quando se tem o perfil para empreender e, por isso, eu fiz uma lista com algumas das minhas observações. Se você tem o sonho de ser seu próprio chefe, pare e se questione essas cinco perguntas que separei aqui. 


Como descobrir se você tem o perfil para empreender


1) Eu sei lidar com a inconstância?


Empreender é uma montanha-russa. É preciso saber lidar com os altos e com os baixos sem se perder. Portanto, se você precisa de estabilidade, de salário fixo, férias e décimo terceiro, talvez a ideia de empreender não seja o melhor caminho para você. 


2) Eu tenho jogo de cintura para lidar com as pessoas?


Muito do trabalho do empreendedor passa pela capacidade que ele tem de usar suas redes de contato e de lidar bem com um grande número de pessoas: seja funcionários, clientes e até sócios e investidores. Se trabalhar em equipe não é o seu ponto forte, talvez o empreendedorismo seja um problema para você. 


3) Eu sou um bom líder?


Para ter o seu próprio negócio, você precisa estar confortável no papel de líder. Todas as decisões vão passar por você e é preciso, especialmente quando se trabalha com uma equipe, que você esteja seguro para liderar as pessoas que estão com você no negócio. Se a ideia de liderar é muito assustadora para você, talvez empreender não seja o ideal. 


4) Eu sou criativo?


E, aqui, criatividade não tem a ver só o aspecto lúdico da coisa, como inventar um produto novo ou um serviço diferente. A criatividade aqui também tem a ver com a necessidade de encontrar soluções para problemas que surgem a todo momento no mundo do empreendedor. Se criar e pensar fora da caixa não é sua habilidade principal, melhor não se arriscar no empreendedorismo. 


5) Eu sou uma pessoa aberta a receber críticas e lidar com os erros?


Se você está aberto para aprender e ouvir, você pode ser um bom empreendedor. Muito do sucesso do empreendedor passa por querer melhorar suas ideias e a forma de entrega de seus produtos e serviços. E, para melhorar, é preciso ouvir onde pode ser melhorar, e para acertar, é preciso errar várias vezes e se esforçar para não repetir erros. Se você prefere fazer as coisas do seu jeito, talvez empreender não vá te fazer feliz.


É sempre importante reafirmar que ninguém faz nada sozinho. E sempre que me pedem uma dica para abrir um novo negócio, a primeira e mais importante é: se cerque de uma equipe que tenha como ponto forte os seus pontos fracos. E isso, claro, exige um exercício de humildade e de reconhecer os aspectos que você é falho para poder trazer para perto profissionais que preencham essas lacunas.


Se a sua resposta for sim para todas (ou quase todas), seja bem-vinda a aventura que é empreender 🌪🙂


Vamos lá?